O atraso acarreta muito mais consequências do que você pode imaginar, e não só para você, como também para toda sua equipe. Traz, além do desconforto da espera por parte de quem chegou cedo, problemas como redução do desempenho da equipe, ainda mais quando a sua tarefa dentro desta é de uma elevada importância.

Muitas vezes não entendo o porquê das pessoas chegarem atrasadas nos seus compromissos com o Reino de Deus – cultos, celebrações, reuniões celulares, etc.. Mas meditando sobre o assunto descobri por que eu chego cedo aos meus. Descobrindo por que eu chego cedo aos meus, concluí porque muitos chegam atrasados aos seus.

  1. Tenho hábito

Ter hábito é fundamental. O hábito te leva a consolidar uma atividade como parte da sua personalidade, como parte de quem você é.

Eu consegui criar o hábito de chegar cedo aos compromissos que envolvem o Reino de tal forma que é raro eu me atrasar para algum. Isso passou a ser parte de mim. Eu passei a gostar de chegar cedo e a desgostar o atraso severamente.

  1. Faço o que amo

Me comprometi com aquilo que eu amo fazer. Quando fazemos algo que amamos, damos o máximo de nós. Quando fazemos algo de má vontade fazemos de qualquer jeito e nos contentamos como qualquer resultado.

Chego cedo porque amo o Reino de Deus e tenho consciência de que tudo quanto faço para o Senhor não é em vão.

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças…” (Eclesiastes 9.10)

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1 Coríntios 15.58)

  1. Priorizo o Reino de Deus

Priorizar o Reino é prova de amor a Deus. A Bíblia diz:

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” (Deuteronômio 6.5)

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)

Deus tem direito a 100% do seu coração, da sua alma e de suas forças. Como viverei então? – você pode perguntar. Simples, Ele mesmo suprirá tudo àquilo que você necessita.

Quando descobri isso, passei a priorizar o Reino acima de qualquer coisa. Não marco nada para horários já ocupados pelos compromissos com o Reino de Deus.

  1. Antecipo os imprevistos

Infelizmente imprevistos acontecem, e quando vêm, é pra tirar vinte, trinta, quarenta minutos do seu precioso tempo, quando não mais. Uma vez ou outra pode acontecer até com os mais pontuais, mas acontecer toda vez é indigerível, é caso de falta de organização.

A Bíblia diz para nós sermos sábios como as formigas e nos preparar antecipadamente para os tempos ruins:

“as formigas são um povo sem força, todavia no verão preparam a sua comida” (Provérbios 30.25)

Ou seja, as formigas se organizam no verão para sobreviverem ao inverno, período em que não encontrarão comida. E nós devemos nos organizar antecipadamente para os imprevistos como trânsito, chuva pesada, ônibus demorando, entre outras coisas.

Se é possível chegar cedo, por que não chegar?

O Reino de Deus é especial. É o Reino d’Aquele que nos ama incondicionalmente. Nada pode ser motivo para nos impedir que cheguemos pontualmente na Casa do Senhor.

Observando os quatro pontos que eu citei, os motivos que me fazem chegar cedo na Casa de Deus, cheguei a conclusão de que as pessoas que vivem chegando atrasadas:

  1. Não têm hábito de chegar cedo e antecipar os imprevistos para qualquer compromisso

Muita gente não tem hábito de chegar cedo a compromisso algum, e trazem isto para o Reino de Deus, fazendo com que não se importem em chegar pontualmente na Casa de Deus, nem muito menos em adquirir este hábito.

Não adquirem o hábito de chegar cedo ou por falta de interesse, ou por pura preguiça de refazer sua rotina e mudar prioridades. Quando os imprevistos aparecem, fazem tudo através de gambiarras e jeitinhos para tentar chegarem o menos atrasado possível, fora aqueles que já perderam a vergonha e chegam muito atrasados mesmo, descaradamente, sem a menor cerimônia e sem o menor temor de Deus.

  1. Não amam a Casa do Senhor

Podemos ver também que existem pessoas que não amam estar nos cultos, nas celebrações e nas reuniões celulares de sua Igreja. São pessoas que se converteram ao Senhor, mas que preferem a televisão, a internet, o sofá de suas casas, o cinema, as praias e os shoppings do que a Igreja.

O próprio salmista Davi fazia de tudo para estar na Casa de Deus porque ele amava, diferente dessas pessoas que muitas vezes fazem de tudo para não estarem, porque não amam.

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” (Salmos 122.1)

  1. Não priorizam o Reino de Deus

Priorizam tudo, têm tempo para tudo, mas não têm tempo para chegar pontualmente às celebrações a Deus, pois as coisas de Deus não são prioridade na vida destes.

Ora, se a Bíblia diz que há tempo para todas as coisas, por que não dá tempo de ser pontual nas coisas de Deus? É porque têm tempo para Deus, mas o ocupa com outros afazeres.

“Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)

O que o atraso diz destas pessoas?

Em qualquer empresa, pessoas assim são chamadas de incompetentes e desinteressadas. E realmente, o costume de chegar atrasado para cultuar a Deus só pode ser uma dessas duas coisas: falta de interesse por Deus ou incompetência. Se alguém não consegue ser capaz de organizar seu tempo, porque Deus daria coisas maiores em suas mãos? Para Deus, provamos ser capazes de coisas grandes sendo fieis em coisas pequenas (Mateus 25.21; Lucas 16.10).

Se você tem esse costume, mude sua vida, reorganize seu tempo e passe a ser pontual. Há tempo para todas as coisas, inclusive tempo de sobra para estar na Igreja pontualmente.

Artigo de Silas Yudi, Blog Eu Vivo a Bíblia.

Comentários

comentarios

Free WordPress Themes, Free Android Games